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Título : Método de dimensionamento DNIT x método mecanístico-empírico: comparação direta da simulação do desempenho mecânico de um trecho de rodovia
Autor : PORTO, Arthur Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: ALMEIDA, Fernando Dácio de
Fecha de publicación : 2021
Citación : PORTO, Arthur Araújo. Método de dimensionamento DNIT x método mecanístico-empírico: comparação direta da simulação do desempenho mecânico de um trecho de rodovia. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : O presente estudo trata da análise e comparação de dois métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: o método empírico e o método mecanístico-empírico, com o objetivo de analisar, por meio de simulação computacional, a estrutura do pavimento de uma rodovia, comparando os métodos. O objeto de estudo foi a rodovia BR-304, localizada no estado do Rio Grande do Norte, onde dados de tráfego e materiais da estrutura do pavimento foram utilizados para realizar os dimensionamentos com dados de CBR e com o software MeDiNa. Além disso, foram analisados os dados de um ensaio estrutural não-destrutivo, por meio da utilização do equipamento FWD, para realizar o procedimento de retroanálise do pavimento, utilizando o software BackCAP para a obtenção do módulo de resiliência (MR) das camadas do pavimento da BR-304. Nos resultados, obteve-se que a estrutura era incompatível com o tráfego calculado. Na retroanálise, conseguiu-se obter valores de MR que foram utilizados em um novo dimensionamento com o MeDiNa, apresentando resultado compatível com o que foi observado anteriormente no dimensionamento com o software mecanístico-empírico. Analisando os resultados, concluiu-se que o método empírico, pelo CBR, não consegue estimar, de forma correta, a estrutura ideal para atender ao tempo de projeto e ao tráfego, gerando a ocorrência de pavimentos sub ou superdimensionados. Outrossim, viu-se que o MeDiNa é mais confiável frente ao método usual, pois utiliza de teorias e cálculos matemáticos que conseguem prever o comportamento do pavimento, disponibilizando relatórios detalhados que permitem a execução de um planejamento para possíveis intervenções de reforço na estrutura do pavimento. A respeito da retroanálise, os resultados obtidos mostram que, por meio da sua forma de obtenção não-destrutiva, indireta e otimizada, a retroanálise funciona bem, apresentando, de forma rápida e satisfatória, a situação atual do pavimento.
Palabras clave : Pavimentos flexíveis
MeDiNa
Retroanálise
Dimensionamento
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1193
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

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