Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1193
Título: | Método de dimensionamento DNIT x método mecanístico-empírico: comparação direta da simulação do desempenho mecânico de um trecho de rodovia |
Autor(es): | PORTO, Arthur Araújo |
Orientador: | ALMEIDA, Fernando Dácio de |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | PORTO, Arthur Araújo. Método de dimensionamento DNIT x método mecanístico-empírico: comparação direta da simulação do desempenho mecânico de um trecho de rodovia. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O presente estudo trata da análise e comparação de dois métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis: o método empírico e o método mecanístico-empírico, com o objetivo de analisar, por meio de simulação computacional, a estrutura do pavimento de uma rodovia, comparando os métodos. O objeto de estudo foi a rodovia BR-304, localizada no estado do Rio Grande do Norte, onde dados de tráfego e materiais da estrutura do pavimento foram utilizados para realizar os dimensionamentos com dados de CBR e com o software MeDiNa. Além disso, foram analisados os dados de um ensaio estrutural não-destrutivo, por meio da utilização do equipamento FWD, para realizar o procedimento de retroanálise do pavimento, utilizando o software BackCAP para a obtenção do módulo de resiliência (MR) das camadas do pavimento da BR-304. Nos resultados, obteve-se que a estrutura era incompatível com o tráfego calculado. Na retroanálise, conseguiu-se obter valores de MR que foram utilizados em um novo dimensionamento com o MeDiNa, apresentando resultado compatível com o que foi observado anteriormente no dimensionamento com o software mecanístico-empírico. Analisando os resultados, concluiu-se que o método empírico, pelo CBR, não consegue estimar, de forma correta, a estrutura ideal para atender ao tempo de projeto e ao tráfego, gerando a ocorrência de pavimentos sub ou superdimensionados. Outrossim, viu-se que o MeDiNa é mais confiável frente ao método usual, pois utiliza de teorias e cálculos matemáticos que conseguem prever o comportamento do pavimento, disponibilizando relatórios detalhados que permitem a execução de um planejamento para possíveis intervenções de reforço na estrutura do pavimento. A respeito da retroanálise, os resultados obtidos mostram que, por meio da sua forma de obtenção não-destrutiva, indireta e otimizada, a retroanálise funciona bem, apresentando, de forma rápida e satisfatória, a situação atual do pavimento. |
Palavras-chave: | Pavimentos flexíveis MeDiNa Retroanálise Dimensionamento |
URI: | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1193 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arthur Araújo Porto.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.