Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1195
Título: Análise comparativa do desempenho estrutural de pilares de canto, de borda e de centro executados em concreto armado
Autor(es): SOUZA, Guibison Alan Santos de
Orientador: LEITE, Mariana de Araújo
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Guibison Alan Santos de. Análise comparativa do desempenho estrutural de pilares de canto, de borda e de centro executados em concreto armado. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise comparativa do desempenho estrutural de pilares de canto, de borda e de centro executados em concreto armado. Tal estudo utiliza como instrumento de coleta de dados um projeto residencial unifamiliar de um pavimento, estilo habitação de interesse social. Os dados encontrados no presente estudo, podem contribuir como base de pesquisa para outros engenheiros ou profissionais da área, em processos de tomada de decisão na escolha da geometria de pilares em projetos estruturais. A análise dos dados, obtidos por meio de softwares como o Ftool e o Excel, também utilizando pesquisas em livros e artigos científicos, foi feita pela comparação entre os momentos fletores atuantes e as áreas de aço em cada situação estudada. Com os dados obtidos também foi possível calcular os custos de materiais, podendo assim fazer uma análise comparativa envolvendo os materiais que compõem os pilares (concreto e aço) e uma análise qualitativa envolvendo o processo de execução e seus custos. Tais resultados foram dispostos em forma de tabelas e gráficos, deixando a visualização dos dados de modo que facilite o entendimento e que seja simples fazer uma comparação destes resultados. Os resultados apontam momentos fletores menores para os pilares com seções circulares, porém a área de aço mostra que os pilares com essa geometria, quando comparado com pilares de seção quadrada e retangular com cargas aproximadas, ficam com um custo superior. Contudo, é importante destacar que essa comparação foi para pequenas cargas atuantes no projeto estudado devido a própria tipologia da edificação, onde o pilar circular fica com a quantidade mínima de área de aço estabelecida por norma, que é superior à dos pilares de seção quadrado e retangular. Com isso, os resultados apontam comportamento próprio para a tipologia em estudo. Pode-se concluir com os dados obtidos no presente trabalho, que a geometria influência nos valores tanto para momentos fletores e cargas, como também nos custos. A escolha da seção do pilar vai depender do projeto, da posição do elemento em projeto e da arquitetura deste.
Palavras-chave: Projeto
Área de aço
Geometria
Cargas
Momentos
Concreto Armado
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1195
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guibison Alan Santos de Souza.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.