Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1198
Title: Aplicativo para integração dos geradores e potenciais usuários de resíduos sólidos urbanos
Authors: LEITÃO, João Ramos dos Santos Brasil
metadata.dc.contributor.advisor: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Issue Date: 2021
Citation: LEITÃO, João Ramos dos Santos Brasil. Aplicativo para integração dos geradores e potenciais usuários de resíduos sólidos urbanos. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Com a transição das práticas nômades para a convivência em comunidade em um local fixo há, concomitantemente, o crescimento da população global, o processo de urbanização das grandes cidades e países e, portanto, surgem as necessidades dos indivíduos ali presentes em adquirir fontes de sobrevivência como a busca por água, alimento, moradia, trabalho e a realização de suas necessidades fisiológicas, como também produzindo e depositando resíduos no meio ambiente continuamente. Assim, o trabalho objetivou elaborar um aplicativo para smartphones, integrado a um sistema de compartilhamento de informações de potenciais ofertas de resíduos sólidos urbanos e possíveis em utilizá-los. A pesquisa apresenta uma composição metodológica baseada tanto na abordagem qualitativa quanto quantitativa, possui caráter exploratório descritivo, em que os dados para a aquisição de informações foram obtidos bibliograficamente. Para a realização do presente trabalho também foram realizadas consultas aos diversos órgãos municipais, estaduais e federais através de seus endereços eletrônicos disponíveis na internet, para a obtenção de informações que demonstrem a real importância dos impactos provocados pelos resíduos sólidos urbanos e suas referências normativas. Ressaltando-se que não foi possível a realização de visitas aos órgãos públicos, devido ao período da pandemia. A elaboração do aplicativo para smartphones com sistema operacional do tipo android, foi realizada a partir da plataforma de programação MIT App Inventor. Como resultados obteve-se o aplicativo Recircular, que se restringe à aparelhos celulares com sistema operacional do tipo Android e, posteriormente, a necessidade de sua instalação através da plataforma Google Play Store, assim como o usuário também deve possuir o aplicativo WhatsApp instalado em seu dispositivo móvel. A presente tecnologia possui o acesso delimitado para atender a população da cidade de Fortaleza, Ceará. Para a realização de testes do aplicativo durante a sua fase de elaboração utilizou-se o software auxiliar MIT AI2 Companion, também disponibilizado, gratuitamente, na plataforma Google Play Store. No presente trabalho conclui-se a veracidade destas informações no cenário do saneamento, em associar as necessidades do cotidiano em reduzir a quantidade de resíduos sólidos urbanos e a produção de uma tecnologia que possibilite a comunicação entre indivíduos que têm interesse em fornecê-los ou obtê-los.
Keywords: MIT App Inventor
Saneamento
Resíduos
Urbanização
Engenharia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1198
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Ramos dos Santos Brasil Leitão.pdf2.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.