Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1231
Título : Habitação estudantil universitária na cidade de Fortaleza - CE
Autor : RIBEIRO, Gabriela Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: COMELLI, Mariana Lira
Fecha de publicación : 2021
Citación : RIBEIRO, Gabriela Guimarães. Habitação estudantil universitária na cidade de Fortaleza - CE. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : Em um cenário atual de crescimento no número de matrículas nas Instituições de Ensino Superior (IES) e da pouca oferta de edifícios para a moradia dos estudantes universitários, torna-se relevante a criação de unidades adequadas para esse público. O presente trabalho aborda uma proposta de anteprojeto de uma habitação estudantil para o público de estudantes universitários, como uma tentativa de fornecer um produto funcional e apropriado, além de apontar uma demanda relevante ao mercado imobiliário acerca desta temática. Para isso, foi realizado um estudo teórico a fim de entender o cenário do ensino superior no Brasil, bem como a estrutura organizacional de uma moradia estudantil, além da situação atual enfrentada quanto ao seu mercado habitacional e, por fim, o surgimento das moradias estudantis no Brasil e no mundo. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente à requisitos para soluções arquitetônicas que abrangem esse equipamento, como, premissas para um design biofílico. Também foi realizado um estudo de referências projetuais para análise de conceito, partido e soluções arquitetônicas, bem como, mapear e reconhecer as IES existentes em Fortaleza e realizar um diagnóstico urbano para que se fosse possível compreender o sítio de intervenção e seu entorno com intuito de buscar uma área relevante para a inserção desse tipo de equipamento. E, por fim, foi desenvolvido uma proposta de anteprojeto para habitação estudantil universitária, a partir de soluções arquitetônicas que contribuam para uma melhor qualidade de vida e aproveitamento na vida acadêmica dessas pessoas.
Palabras clave : Habitação Estudantil Universitária
Moradia Estudantil
Arquitetura Estudantil
Biofilia
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1231
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriela Guimarães Ribeiro 1de2.pdf82.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Gabriela Guimarães Ribeiro 2de2.pdf14.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.