Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1233
Title: Hospital Pediátrico de Reabilitação Físico Motora. Uma proposta para a cidade de Jaguaribe, CE
Authors: DIÓGENES, Edith Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: LINS, Deborah Martins de Oliveira
Issue Date: 2021
Citation: DIÓGENES, Edith Pinheiro. Hospital Pediátrico de Reabilitação Físico Motora. Uma proposta para a cidade de Jaguaribe, CE. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A população com deficiência físico-motora no estado do Ceará vem crescendo ao longo dos anos e essa realidade se estende de maneira significativa ao público infantil. Para as crianças portadoras de deficiência, a rede SUS oferece vagas limitadas ao atendimento especializado, com fatores de complicação relativo à concentração de unidades hospitalares nas regiões metropolitanas, o que ocasiona grandes locomoções pela busca de assistência médica. Considerando essa problemática, foi identificado a necessidade de oferecer uma proposta de projeto voltada ao atendimento especializado de crianças com deficiência, no estado do Ceará, com o objetivo de auxiliar na recuperação, adaptação ao meio social e na melhoria da qualidade de vida desse público. A cidade de Jaguaribe foi escolhida como local de implementação por ser polo de sua regional e ter acesso facilitado as cidades do entorno. Para realização desse trabalho, foram realizados estudos de referencial teórico, que tem como intuito compreender as necessidades relativas ao público alvo e as normatizações estabelecidas pela complexidade do edifício hospitalar. Para melhor entendimento, foram realizados estudos de referências projetuais que fundamentaram de modo significativo as diretrizes para a concepção projetual, auxiliando na definição dos conceitos, do programa de necessidades e das soluções projetuais. Os conceitos estabelecidos pela pesquisa nortearam as diretrizes de projeto, seguindo propostas voltadas a acessibilidade, conforto ambiental e humanização para o ambiente hospitalar. Seguindo-se a isso, foram realizados estudos voltados ao diagnóstico da área de intervenção afim de melhor compreender as questões do entorno e as condicionantes ambientais do local. Por fim, foi desenvolvido o anteprojeto de um Hospital de Reabilitação Pediátrico, que tem como premissa a arquitetura como ambiente de cura, que prioriza o conforto ambiental, as soluções funcionais e os espaços humanizados para melhor recuperação e estadia de seus usuários.
Keywords: Deficiência físico-motora
Público infantil
Hospital Pediátrico de Reabilitação
Jaguaribe-CE
Ambiente de cura
Soluções Funcionais
Conforto Ambiental
Espaços humanizados
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1233
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edith Pinheiro Diógenes 1de2.pdf78.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Edith Pinheiro Diógenes 2de2.pdf28.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.