Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1241
Título: INFLUÊNCIA DO COMITÊ DE AUDITORIA NA DIVULGAÇÃO DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS DE AUDITORIA
Autor(es): FERREIRA, Larisse Almeida
Orientador: ARAÚJO, Lorena Costa de Oliveira
Data do documento: 2021-06
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência do comitê de auditoria nos principais assuntos reportados nos relatórios de auditoria das companhias listadas na B3 pertencentes ao setor “Utilidade Pública”. A pesquisa, caracterizada como descritiva, quantitativa e documental, analisou a relação entre os principais assuntos de auditoria e as características de 65 das empresas auditoras e auditadas do setor de utilidade pública da B3, no período entre 2016 a 2020. As variáveis utilizadas no estudo, que foram estabelecidas com base na literatura anterior sobre o tema, são: principais assuntos de auditoria, comitê de auditoria e suas características (tamanho, membros independentes e expertise), e como variáveis de controle temos: tamanho da empresa, nível de governança corporativa, tipo de relatório de auditoria e tipo de firma de auditoria. Os dados da pesquisa foram coletados nas demonstrações contábeis, no relatório dos auditores independentes e no formulário de referência das empresas em estudo, tendo sido analisados por meio da estatística descritiva e da regressão linear múltipla com dados em painel. Os resultados sugerem que as variáveis comitê de auditoria (CAUD), tamanho do comitê de auditoria (TamCAud) e as variáveis de controle: tamanho da empresa (TE) e firma de auditoria (TFA) tiveram resultados estatisticamente significantes aos níveis de 1% e 5%. Por outro lado, as demais variáveis não apresentaram relação significante com os Principais Assuntos de Auditoria (PAA), são elas: Membros Independentes do Comitê de Auditoria (IndCAud), expertise do comitê de auditoria (ExpCAud), Tipo de Relatório de Auditoria (TRA) e Nível de governança (NGC).
Palavras-chave: Governança Corporativa
Principais Assuntos de Auditoria
Comitê de Auditoria
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1241
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Larisse A. Ferreira com ficha (1).pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.