Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1262
Título: O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NOS INDICADORES DE DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PRIVADAS BRASILEIRAS
Autor(es): SANTOS, NEYSE NUNES DOS
Orientador: ESTITE, MONICA BARRET0 DE SÁ
Data do documento: 2021-12-20
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da pandemia Covid-19 nos indicadores de desempenho (receitas financeiras, operacional, rentabilidade e lucratividade) das instituições financeiras brasileiras privadas no período de 2019 a 2020. Classificada como pesquisa descritiva documental, com abordagem quantitativa, cujos dados do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício dos anos 2019 e 2020 referente aos bancos foram coletados no sítio eletrônico da B3. Para tanto, a amostra conta com 10 instituições classificadas no segmento Bancos do Setor Financeiro. Para atender o objetivo proposto, foi aplicada a estatística descritiva, o teste t-pareado, teste de Kolmogorov-Smirnov e o teste de Levine. Os resultados estatísticos demonstraram que quase todos os indicadores de desempenho foram negativos, confirmando o impacto da pandemia Covid-19 nos indicadores de desempenho das instituições financeiras. Os fatores que mais contribuíram para esse impacto foram o aumento das despesas não decorrentes de juros, as maiores despesas com pessoal, a influência da variação cambial nas despesas, do aumento do custo do crédito e da provisão para créditos de liquidação duvidosa.
Palavras-chave: Indicadores de Desempenho Econômico-Financeiros.
Instituições Financeiras.
Pandemia COVID-19
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1262
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Neyse Com Correção Ort_ABNT.pdf482.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.