Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1268
Título : A psicopolítica como instrumento de legitimação do estado de exceção
Autor : FROTA, Antonia Georgelia Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Alexandre Antônio Bruno da
Fecha de publicación : 2021
Citación : FROTA, Antonia Georgelia Carvalho. A psicopolítica como instrumento de legitimação do estado de exceção. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumen : Este estudo parte da análise da formação do Estado como ente soberano e responsável pela gerência e garantia do bem-estar social para, em seguida, abordar a psicopolítica como instrumento de legitimação do Estado de Exceção, tendente a se consolidar como uma política gestora implementada em situações excepcionais. No âmbito da sociedade do século XXI, as mídias sociais têm servido ao propósito de proliferar os mais diversos tipos de informação, dentre elas, as denominadas fake news. Esse alcance e o acesso irrestrito às redes têm proporcionado a concepção de ciberespaços, que comportam alguns grupos e, assim, algumas ideologias. O ciberespaço, tal qual o real, apresenta um novo meio condicionador do modo de pensar e agir e a sua não observância abre margem para o cancelamento digital, por meio de um tribunal de internet. Em virtude de essas informações não passarem por um filtro de checagem e tendo em vista a existência de fake news, estes julgamentos acabam sendo arbitrários e injustos. Com base nessa reflexão, a presente pesquisa se presta ao papel de verificar se a psicopolítica funciona como mecanismo de controle, bem como se a sua utilização mantém e viabiliza o Estado de Exceção. Adotando uma metodologia do tipo qualitativa, de método indutivo e de uma abordagem descritiva e explicativa, o estudo buscará interpretar a teoria do contrato social sob o viés do século atual e sua consequente aplicação no modelo de controle do psicopoder, fazendo alusão ao Estado de Exceção como ente estatal legitimado pela vontade coletiva.
Descripción : FROTA, Antonia Georgelia Carvalho. A psicopolítica como instrumento de legitimação do estado de exceção. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Palabras clave : Estado de Exceção
Necropolítica
Psicopolítica
Fake news
Ciberespaço
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1268
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANTONIA GEORGELIA CARVALHO FROTA.pdf43.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.