Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1269
Título : Análise dos efeitos da pandemia de covid-19 na prática do feminicídio: reflexões a partir do enfrentamento da violência contra a mulher no Ceará
Autor : MONTEIRO, Ingrid Maria Sindeaux Baratta
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Denise Almeida de
Fecha de publicación : 2021
Citación : MONTEIRO, Ingrid Maria Sindeaux Baratta. Análise dos efeitos da pandemia de covid-19 na prática do feminicídio: reflexões a partir do enfrentamento da violência contra a mulher no Ceará. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumen : A violência contra a mulher é um produto da cultura patriarcal, tendo sido inserida na sociedade de modo a tornar-se uma estrutura da qual, muitas vezes, não se pode escapar. Dentro de um contexto em que as relações de poder e hierarquia foram responsáveis por tecer as bases da submissão e exploração da mulher, justificou-se a normalização da inferiorização, violência e morte de mulheres em razão do seu gênero. Embora se tenha empreendido luta e esforço para a superação dessa desigualdade, a cultura de violência e homicídio de mulheres pelo fato de serem mulheres persiste. Nesse sentido, em um cenário contínuo de violências contra a mulher some-se a ocorrência simultânea de uma crise sanitária de proporções globais, onde vulnerabilidades preexistentes se somam ao medo do contágio pelo vírus Sars-Cov-2. A pandemia ampliou a vulnerabilidade social das mulheres face a violência perpetrada de modo contumaz pelos homens, tornando as casas, na constância do isolamento social, locais de extrema periculosidade. A partir desse ponto é que se torna importante compreender quais ações e medidas estão sendo tomadas para conter a prática do feminicídio, bem como levantar o número de feminicídios diante do estado emergencial em que nos encontramos. Assim, investigou-se que medidas estão sendo tomadas no Estado do Ceará, em especial pela Casa da Mulher Brasileira do Ceará, tendo em conta o contexto de violência e pandemia, analisando os dados disponíveis em situação de normalidade e em circunstâncias de isolamento social. A metodologia empregada foi feita por meio de pesquisa bibliográfica, selecionando livros e artigos a fim de coletar maiores informações relativamente aos temas que permeiam a violência contra a mulher, como aspectos sociológicos, contexto histórico e marcos normativos. Investigou-se também em que cenário o contexto de violência se encontra diante da crise sanitária, sendo feita uma pesquisa de campo, e que ações e estratégias têm sido propostas no Ceará no enfrentamento dessa problemática.
Descripción : MONTEIRO, Ingrid Maria Sindeaux Baratta. Análise dos efeitos da pandemia de covid-19 na prática do feminicídio: reflexões a partir do enfrentamento da violência contra a mulher no Ceará. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Palabras clave : Violência Contra à Mulher
Violência Doméstica
Feminicídio
Pandemia de Covid-19
Isolamento Social
Enfrentamento no Estado do Ceará
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1269
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
INGRID MARIA SINDEAUX BARATTA MONTEIRO.pdf1.16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.