Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Título: Parentalidade distraída e medição: uma reflexão sob a égide do cuidado e da responsabilidade parental na sociedade da informação.
Autor(es): FALCÃO, Letícia Prazeres
Orientador: ANDRADE, Denise Almeida de
Data do documento: 2021
Citação: FALCÃO, Letícia Prazeres. Parentalidade distraída e medição: uma reflexão sob a égide do cuidado e da responsabilidade parental na sociedade da informação.2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza.2021.
Resumo: Os dispositivos atuais para comunicação, em especial os celulares, tablets e computadores, fazem-se cada vez mais presentes na rotina das famílias. O uso desses aparelhos vem aumentando e comprometendo deveres inerentes à parentalidade. O que se observa são quebras relacionais e de comunicação que desembocam em consequências de trato biopsicossociais em crianças e adolescentes, que acabam por comprometer o exercício de direitos infanto-juvenis em uma sociedade hiper conectada, e que padece com a fragilização de comportamentos essenciais para o desenvolvimento humano, como a escuta qualificada e a construção de vínculos de pertencimento, imprescindíveis à construção da identidade do indivíduo. A Parentalidade Distraída chega para o Direito como um desafio oriundo da sociedade da informação e reflete que nem sempre os meios de gestão de conflitos mais comuns são hábeis para entender e lidar com demandas complexas. A presente pesquisa visa não só dimensionar os reflexos da distração parental em decorrência da ingerência tecnológica, mas também apresentar o instituto da mediação como um dos caminhos possíveis quando a estrutura adjudicante pode não ser adequada. Para o presente recorte, utilizar-se-á a combinação dedutiva e indutiva para observação, leitura e o montar das peças necessárias neste cenário, bem como utilização de material bibliográfico para embasar a proposição levantada.
Palavras-chave: Parentalidade Distraída
Mediação
Sociedade da Informação
Tecnologia
Responsabilidade Parental
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA PRAZERES FALCÃO.pdf985.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.