Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1340
Title: Estudo da teoria do domínio do fato: aplicação nos processos de crimes contra a ordem tributária.
Authors: FALCÃO, Fernando Augusto de Melo
metadata.dc.contributor.advisor: SEGUNDO, Hugo de Brito Machado
Issue Date: 2022
Citation: FALCÃO, Fernando Augusto de Melo. Estudo da teoria do domínio do fato: aplicação nos processos de crimes contra a ordem tributária. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: Muitas decisões dos Tribunais de Justiça Estaduais, Tribunais Regionais Federais e Superior Tribunal de Justiça, têm defendido que a autoria da infração penal pode ser alcançada, exclusivamente, com base na teoria do domínio do fato, nos crimes contra a ordem tributária, praticados por pessoa jurídica. A teoria do domínio do fato, prevista no instituto do concurso de pessoas, foi desenvolvida, inicialmente, por Hans Welzel, em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial. Claus Roxin apresentou sua monografia sobre a teoria do domínio do fato em 1963, aprimorando os escritos de Hans Welzel. O objetivo do presente estudo consiste em analisar se as decisões de processos contra a ordem tributária podem ser fundamentadas, exclusivamente, com base na teoria do domínio do fato e, sendo possível, se encontram amparo no Estado Democrático de Direito. Considerando o objetivo deste trabalho, examina-se o emprego da referida teoria à luz do dever de fundamentar as decisões, do princípio da presunção de inocência, do princípio da dignidade humana e da proporcionalidade. O estudo desses princípios é essencial para averiguar se as decisões condenatórias de sócios ou administradores, baseadas na teoria do domínio do fato, que estão sendo aplicadas no Brasil dialogam com o Estado Democrático de Direito.
Keywords: Teoria do domínio do fato
Princípio da dignidade da pessoa humana
Princípio da presunção de inocência
Estado Democrático de Direito
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1340
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO AUGUSTO DE MELO FALCÃO.pdf755.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.