Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1344
Título : Impacto dos diferentes tipos de dieta na psoríase: uma revisão integrativa de literatura
Autor : SORRENTINO, Andreza Dias Mota
metadata.dc.contributor.advisor: MACHADO, Richele Janaina de Araújo
Fecha de publicación : 2022
Resumen : Analisar as principais evidências científicas sobre as influências dos diferentes tipos de dieta com inflamação na psoríase. A pesquisa foi realizada nas bases pubmed, sciencedirect e lilacs através de uma revisão integrativa de literatura, os quais foram selecionados estudos dos últimos 10 anos, realizados em humanos diagnosticados com psoríase de leve a grave, podendo incluir aqueles com artrite psoríaca, sem nunca terem feito tratamento ou fazendo uso de tópicos, agentes biológicos, fototerapia ou fármacos como metotrexato, excluindo grávidas, lactentes, in vivo, in vitro, artigos de revisão, que não apresenta pacientes psoriáticos e não apresenta clareza sobre o tipo de dieta. Foram selecionados 14 estudos, contendo dietas hipocalórica, sem glúten, vegana, vegetariana, onívora, mediterrânea, pró-inflamatória, processada, fresca e cetogênica. Este estudo destaca que dietas como fresca, cetogênica, hipocalórica, vegana, vegetariana, onívora e sem glúten podem se tornar complemento dos tratamentos atuais, mas ainda são escassos o número de estudos avaliando os efeitos de diferentes padrões alimentares em pacientes psoriáticos como ferramenta terapêutica.
Palabras clave : Inflamação
Obesidade
Dieta sem glúten
Dieta hipocalórica
Psoríase
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1344
Aparece en las colecciones: Nutrição - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOLICITAÇÃO DE NÃO DIVULGAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf9.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.