Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1344
Título: Impacto dos diferentes tipos de dieta na psoríase: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): SORRENTINO, Andreza Dias Mota
Orientador: MACHADO, Richele Janaina de Araújo
Data do documento: 2022
Resumo: Analisar as principais evidências científicas sobre as influências dos diferentes tipos de dieta com inflamação na psoríase. A pesquisa foi realizada nas bases pubmed, sciencedirect e lilacs através de uma revisão integrativa de literatura, os quais foram selecionados estudos dos últimos 10 anos, realizados em humanos diagnosticados com psoríase de leve a grave, podendo incluir aqueles com artrite psoríaca, sem nunca terem feito tratamento ou fazendo uso de tópicos, agentes biológicos, fototerapia ou fármacos como metotrexato, excluindo grávidas, lactentes, in vivo, in vitro, artigos de revisão, que não apresenta pacientes psoriáticos e não apresenta clareza sobre o tipo de dieta. Foram selecionados 14 estudos, contendo dietas hipocalórica, sem glúten, vegana, vegetariana, onívora, mediterrânea, pró-inflamatória, processada, fresca e cetogênica. Este estudo destaca que dietas como fresca, cetogênica, hipocalórica, vegana, vegetariana, onívora e sem glúten podem se tornar complemento dos tratamentos atuais, mas ainda são escassos o número de estudos avaliando os efeitos de diferentes padrões alimentares em pacientes psoriáticos como ferramenta terapêutica.
Palavras-chave: Inflamação
Obesidade
Dieta sem glúten
Dieta hipocalórica
Psoríase
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1344
Aparece nas coleções:Nutrição - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOLICITAÇÃO DE NÃO DIVULGAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf9.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.