Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1360
Title: O direito à retificação de prenome de pessoas transgênero no Ceará: as serventias extrajudiciais como instrumento de concretização do acesso à justiça.
Authors: MACHADO, Camila Fechine
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Denise Almeida de
Issue Date: 2021
Citation: MACHADO, Camila Fechine. O direito à retificação de prenome de pessoas transgênero no Ceará: as serventias extrajudiciais como instrumento de concretização do acesso à justiça. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza.2021.
Abstract: No fim do século XX e início do XXI, um novo cenário social e cultural é estabelecido em face da consolidação de novas identidades e opções sexuais. Os movimentos de pessoas transgênero a fim de alcançar direitos foram impulsores para o grupo garantir visibilidade e conquistar, no âmbito social e jurídico, ainda que de forma limitada, regulamentações e proteções jurídicas necessárias. Na luta pela preservação da identidade, o direito ao nome sempre foi pauta de reivindicações LGBTQIA+. Em razão desse cenário, a presente pesquisa abordará breves conceitos acerca do acesso à justiça, das pessoas transgênero como novos sujeitos de direitos e das serventias extrajudiciais, apoiados em pressupostos teóricos e documentais. Analisar-se- á, a partir da concepção de acesso à justiça como meio de assegurar direitos sociais, políticos, econômicos, jurídicos e éticos, de que forma as serventias extrajudiciais contribuem para efetivação dos direitos da personalidade de pessoas transgênero. Nesse contexto, discutir-se-á o direito à retificação do prenome no registro civil das pessoas naturais. Metodologicamente o trabalho se utilizou de pesquisa bibliográfica e documental, a fim de obter conteúdo e informações para embasamento teórico e ao final, de questionário direcionado aos oficiais de registro civil do Ceará e entrevistas com mulheres trasngênero. Pretende-se avaliar, com as respostas obtidas, se o procedimento de retificação de prenome e de gênero, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, apesar dos desafios enfrentados, tem manifestado ser um meio de acesso à justiça para esse grupo vulnerável.
Keywords: Acesso à justiça
Transgeneridade
Serventias extrajudiciais
Retificação de prenome
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1360
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA FECHINE MACHADO..pdf104.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.