Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1368
Título: Simulador realístico para cateterização endovascular de carótidas: concepção, prototipagem e desenvolvimento
Autor(es): LIMA, Thiago Lopes de
Orientador: VALENTE, Acrísio Sales
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Thiago Lopes de. Simulador realístico para cateterização endovascular de carótidas: concepção, prototipagem e desenvolvimento.2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: INTRODUÇÃO: A cirurgia endovascular surgiu como um grande ramo da cirurgia vascular buscando diminuir tempos cirúrgicos e reduzir morbimortalidades que são sempre elevados nas intervenções vasculares convencionais. Um dos ramos que cresce de forma exponencial é o tratamento de doenças ateroscleróticas extracranianas por meio das trombectomias nos acidentes vasculares cerebrais (AVC) em janela terapêutica e nas angioplastias das estenoses carotídeas. Logo, os cirurgiões precisam de um treinamento eficaz em tais procedimentos. A simulação realística já é algo muito bem estudado e incorporado na formação acadêmica dos profissionais médicos, tornando-se indispensável para o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades cirúrgicas. No entanto, o Brasil ainda não dispõe de simuladores acessíveis e realísticos para possibilitar o treinamento da cateterização endovascular das artérias carótidas. OBJETIVO: O objetivo principal deste trabalho foi a prototipagem, concepção e desenvolvimento de um simulador hidromecânico realista para cateterismo endovascular das artérias carótidas. METODOLOGIA: A concepção e construção do simulador teve início com a criação de um modelo anatômico em acrílico que simulasse a anatomia real da aorta ascendente e arco aórtico com seus ramos (artérias carótidas e subclávias). Após a criação do arcabouço inicial, foram feitos vários testes até que se conseguisse um fluxo e uma frequência adequadas no bombeamento de líquido (água) por bomba pressórica para simular o fluxo sanguíneo e a resistência encontrada pelo fluxo de sangue quando o procedimento é realizado “in vivo”. CONCLUSÃO: O simulador de cateterização endovascular de artérias carótidas apresenta uma boa realidade para o treinamento dos profissionais que atuam na área. Consegue-se simular de forma realística as manobras de formatação de cateteres no arco aórtico, a realização de técnicas de imagens como a subtração digital, o “road map” e fluoroscopia contínua, tudo isso feito em setor de hemodinâmica com a utilização de radiação e contraste reais.
Palavras-chave: Cirurgia
Endovascular
Treinamento
Cateterização
Carótidas
Simulação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1368
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO LOPES DE LIMA.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.