Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1385
Título: Centro de pesquisa e produção alimentar: CHAO - Cultivando hábitos de alimentação orgânica
Autor(es): SOUZA, Carolainy Venancio de
Orientador: LINS, Deborah Martins de Oliveira
Data do documento: 2022-06-27
Citação: SOUZA, Carolainy Venancio de. Centro de pesquisa e produção alimentar: CHAO - Cultivando hábitos de alimentação orgânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Resumo: Uma alimentação digna e acessível é um dos pilares básicos de manutenção de bem-estar social, atualmente apos acontecimentos históricos tais quais conflitos internacionais e a recente pandemia de COVID-19 que conseguiram revelar a fragilidade da segurança alimentar da população brasileira. Que mesmo vivendo em um dos maiores produtores de alimentos do mundo, tem durante a presente pesquisa retornado ao mapa da fome, no ano de 2022 segundo Rede PENSSAN já possui mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome. Conforme a cidades crescem e se afastam da área rural o acesso a alimentos se torna mais dependente de processos de distribuição e produção de alimentos, o que os encarecem, os tornaos mais dependentes de agrotóxicos e de questões de mercado ou politicas. Assim o objetivo deste projeto é a criação de um espaço destinado à pesquisa e produção de alimentos orgânicos, aliados ao apoio educacional e material de pequenos agricultores e a comunidade civil, se pretende a gerar uma acessibilidade á alimentos de qualidade, além disso, o projeto se localizará na região do sertão cearense, local já castigado pela fome e sensível climaticamente às possíveis mudanças advindas do aquecimento global. Para isso foram pesquisados tópicos relacionados a esses impactos do clima na alimentação, os processos que envolvem a agricultura urbana e peri-urbana e como o nordeste se coloca nesses cenários, além disso, o projeto se embase em projetos e estudos que possuem valores arquitetônicos condizentes visando adaptação ao clima local proposto. Foram feitas pesquisas sobre o sítio de implantação e suas viabilidades o projeto busca soluções condizentes com a localização, adaptáveis e tecnologicamente viáveis, para que assim seja uma ferramente de apoio pessoas nessa questão primordial, porem muitas vezes ignorada, pois quem tem fome tem pressa.
Palavras-chave: Agricultura urbana
Juazeiro do Norte
Produção Alimentar
Segurança alimentar
Arquitetura e Urbanismo
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1385
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolainy Venancio de Souza 1 de 2.pdf121.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Carolainy Venancio de Souza 2 de 2.pdf13.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.