Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1420
Title: Efeito do risco de litígio na divulgação dos principais assuntos de auditoria nas empresas brasileiras
Authors: SANTOS, Maria Lidiane Gomes dos
metadata.dc.contributor.advisor: ARAÚJO, Lorena Costa de Oliveira
Issue Date: 2022-12-29
Citation: SANTOS, Maria Lidiane Gomes dos. Efeito do risco de litígio na divulgação dos principais assuntos de auditoria nas empresas brasileiras. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar o efeito do risco de litígio na divulgação dos principais assuntos de auditoria nas empresas brasileiras. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental, utilizando-se dados das 100 maiores e melhores empresas por valor de mercado apontadas pela Revista Exame no ano de 2020, considerando o período de 2016 a 2020, analisados através de estatística descritiva, teste de correlação e regressão linear múltipla de dados em painel. Os resultados da pesquisa dão indícios de que as variáveis Risco de Litígio (RLIT), Tipo de Firma de Auditoria (Big Four) e Tamanho (TAM) apresentaram efeitos estatisticamente significantes com os principais assuntos de auditoria, ao nível de 5% e 1%. Em contrapartida, as variáveis Setor-Regulação (SET) e Rentabilidade (ROA) não demonstraram efeito significativo com os Principais Assuntos de Auditoria. Ademais, identificou-se que as empresas auditadas pelas firmas de auditoria Não Big Four apresentam um maior risco de litígio (1,34), quando comparadas com as firmas de auditoria Big Four (0,70). Constatou-se, ainda, que os setores que apresentaram o maior risco de litígio foram Consumo Cíclico (1,330), Consumo Não Cíclico (0,913) e Bens Industriais (0,874). Em contrapartida, o setor que apresentou o menor risco de litígio foi o setor de Saúde (0,478). Por último, constatou-se que as firmas de auditoria Não Big Four apresentam uma média superior (2,81) de Principais Assuntos de Auditoria divulgados, quando comparadas com as firmas de auditoria do tipo Big Four (2,76). Assim, o estudo traz evidências, no mercado brasileiro, do efeito do risco de litígio na divulgação dos principais assuntos de auditoria, contribuindo de forma teórica com o avanço do conhecimento gerado sobre essa temática. Além disso, para as empresas, stakeholders, firmas de auditoria e órgãos reguladores que usam a informação contábil, esta pesquisa contribui com o entendimento dos fatores que influenciam o trabalho do auditor.
Keywords: Principais Assuntos de Auditoria
Risco de litígio
Auditoria
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1420
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LIDIANE GOMES DOS SANTOS.pdf479.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.