Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1421
Título: Análise de investimento do ativo intangível dos bancos brasileiros no período de 2018 a 2021
Autor(es): CARDOZO, Francisca Marilane Menezes
Orientador: ESTITE, Mônica Barreto de Sá
Data do documento: 2022-12-29
Citação: CARDOZO, Francisca Marilane Menezes. Análise de investimento do ativo intangível dos bancos brasileiros no período de 2018 a 2021. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: A tecnologia aplicada ao setor bancário apresenta aspectos positivos para clientes e investidores. Os bancos são o segmento que mais investe em tecnologia e, nos últimos anos, vêm realizando um elevado nível de investimentos com a aquisição em software. O objetivo geral da pesquisa foi verificar o incremento percentual de investimento em software dos bancos brasileiros no período de 2018 a 2021. O estudo caracteriza-se como descritivo documental e com abordagem qualitativa. A amostra da pesquisa compreende 12 instituições bancárias brasileiras com ações negociadas na B3, no período de 2018-2021. Os dados da pesquisa foram obtidos de forma secundária, através das informações disponibilizadas nas demonstrações contábeis. Ambos os segmentos bancários do Brasil ampliaram investimentos em aquisição de software, principalmente no período da pandemia da Covid-19. Com relação às limitações, é importante destacar que as instituições financeiras precisam evidenciar de forma mais ampla e detalhada o reflexo que esses investimentos trazem no curto e longo prazos. O estudo contribui como fonte de dados para analisar o nível de investimento em tecnologias e a rentabilidade dos últimos quatro anos, relacionado às aquisições de softwares e às variações da rentabilidade.
Palavras-chave: Análise de Investimento
Bancos
Ativo Intangível
Aquisição de Software
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1421
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA MARILANE MENEZES CARDOZO.pdf804.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.