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dc.contributor.advisorCISNE, Ana Thais Carneiro-
dc.contributor.authorFEITOSA, Érika Araújo-
dc.date.accessioned2023-01-09T17:43:09Z-
dc.date.available2023-01-09T17:43:09Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationFEITOSA, Érika Araújo. eSocial: a perspectiva dos profissionais do departamento pessoal de Fortaleza sobre as mudanças com a implementação do sistema. 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1424-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a perspectiva dos profissionais do departamento pessoal das empresas de Fortaleza sobre a implementação do eSocial. A metodologia utilizada foi a descritiva quantitativa, operacionalizada por meio da aplicação de um questionário composto por 14 questões, aplicado a 60 profissionais de departamento pessoal. Tal estudo visa esclarecer e analisar as vantagens e dificuldades dos profissionais do departamento pessoal de Fortaleza em relação a implementação do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), criado pelo Governo Federal juntamente com outros órgãos e entidades como: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho (MTB), com a finalidade principal de unificar o envio das informações trabalhistas e previdenciárias em um único sistema. Ao analisar os dados levantados após a aplicação do questionário, foi constatado que os objetivos que levaram o fisco a criação do novo sistema se enquadram de forma direta as vantagens dele em relação à opinião dos profissionais participantes, relacionando assim com o principal tema apontado pelos mesmos, quando se trata de eSocial que é a desburocratização no envio das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. No entanto, as principais dificuldades na implantação do eSocial, de acordo com os participantes, foi a ausência de softwares adequados e o custo para a implantação eSocial. Com base nos resultados encontrados, compreende-se que tanto o objetivo geral como os objetivos específicos propostos pela presente pesquisa foram atendidos de maneira completa, garantindo robustez aos dados apresentados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjecteSocialpt_BR
dc.subjectGoverno Federalpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectDepartamento Pessoalpt_BR
dc.titleeSocial: a perspectiva dos profissionais do departamento pessoal de Fortaleza sobre as mudanças com a implementação do sistemapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.ingleseSocial: the perspective of personnel department professionals of Fortaleza about the changes occurred the implementation of the systempt_BR
dc.description.resumo_abstractThe objective of this work is to analyze the perspective of professionals from the personnel department of companies in Fortaleza on the implementation of eSocial. The methodology used was descriptive quantitative, operationalized through the application of a questionnaire composed of 14 questions, applied to 60 professionals from the personnel department. This study aims to clarify and analyze the advantages and difficulties of professionals from the personal department of Fortaleza in relation to the implementation of the new Digital Bookkeeping System for Tax, Social Security and Labor Obligations (eSocial), created by the Federal Government together with other agencies and entities such as: Secretariat of the Federal Revenue of Brazil (RFB), Caixa Econômica Federal, National Institute of Social Security (INSS), Ministry of Labor (MTB), with the main purpose of unifying the sending of labor and social security information in a single system. When analyzing the data collected after applying the questionnaire, it was found that the objectives that led the tax authorities to create the new system directly fit its advantages in relation to the opinion of the participating professionals, thus relating to the main theme pointed out by them. , when it comes to eSocial, which is reducing bureaucracy in sending information regarding tax, social security and labor obligations. However, the main difficulties in implementing eSocial, according to the participants, was the lack of adequate software and the cost of implementing eSocial. Based on the results found, it is understood that both the general objective and the specific objectives proposed by this research were fully met, guaranteeing robustness to the data presented.pt_BR
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