Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1426
Title: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS DA B3 DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Authors: VIEIRA, Samuel Alves
metadata.dc.contributor.advisor: SANTOS, Andressa Ruth Sousa
Issue Date: 2022-12-22
Citation: VIEIRA, Samuel Alves. A influência do nível de Governança Corporativa no desempenho das empresas da B3 durante a pandemia de Covid-19 . 2022. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do nível da governança corporativa no desempenho das empresas brasileiras listadas na B3 durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, e, quanto aos procedimentos, a pesquisa caracteriza-se como documental, os dados foram coletados de fontes secundárias: informações dos relatórios financeiros foram coletadas do site da B3. Quanto à abordagem do problema, o estudo classifica-se como quantitativo. A amostra do estudo foi composta por 200 empresas listadas na B3, de segmentos e níveis de governança corporativa diversos. O período analisado inclui o intervalo entre os anos 2018 a 2021, sendo os anos de 2018 e 2019 classificados como o período antes da pandemia, e os anos 2020 e 2021 o período durante a pandemia. Os resultados obtidos foram alcançados através do cálculo de regressão, e foi constatado que a influência da governança corporativa no desempenho das empresas estudadas no contexto da crise de COVID-19 não foi estatisticamente significante. Foi observado ainda, através das variáveis de controle, uma influência significativa do setor de atuação da empresa no desempenho empresarial mensurado através do ROE e do MKB. Ainda na regressão, foi constatada uma influência significativa e positiva do tamanho da empresa sobre seu desempenho no contexto da crise estudada.
Keywords: Governança Corporativa
Desempenho Empresarial
Indicadores Financeiros
Pandemia COVID-19
Crise
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1426
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMUEL ALVES VIEIRA.docx.pdf401.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.