Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1427
Título: CHATBOTS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE WATSON ASSISTANT E DIALOGFLOW
Autor(es): Dos Santos Moura, Joanna
Orientador: Queiroz, Euristenho
Data do documento: 2022-12-12
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar comparativamente a implementação de duas ferramentas amplamente utilizadas para criação de Chatbots, Watson Assistant da IBM e DialogFlow da Google. No estudo foi executada a implementação de cada ferramenta separadamente a fim de encontrar seus pontos positivos e negativos, tais como curva de aprendizado, qualidade da documentação e suporte, possibilidade de integração com softwares de terceiros, suporte da comunidade, entre outros. Após a análise prática foi possível avaliar cada ferramenta utilizando os critérios propostos e atestar que o DialogFlow possui mais vantagens para implementação em pequenas empresas devido ao seu menor custo de implementação e grande suporte da comunidade e o Watson Assistant possui mais vantagens quando aplicado em empresas de médio e grande porte, onde os recursos de integração com outros serviços da IBM Cloud podem ser melhor aplicados.
Palavras-chave: Aprendizado de Máquina.
Processamento de Linguagem Natural.
Chatbots.
IBM Watson Assistant.
Dialogflow
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1427
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joanna.pdf918.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.