Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1428
Título: ANÁLISE DE SENTIMENTO SOBRE COMENTÁRIOS EM SITES DE E-COMMERCE NO IDIOMA PORTUGUÊS/BR FORTALEZA 2022
Autor(es): Da Silva Albuquerque, Carlos Levi
Orientador: Timbó Brito, Felipe
Data do documento: 2022-12-12
Resumo: O mundo tem observado a popularização do e-commerce na última década. Um dos motivos para isso é a comodidade que estas plataformas fornecem, permitindo que consumidores realizem compras sem a necessidade de saírem de suas residências. Nesse contexto, usuários de plataformas de e-commerce são constantemente incentivados a compartilharem suas opiniões e sentimentos de forma online, uma vez que as avaliações de produtos podem influenciar nas decisões de compra por parte dos consumidores e, ao mesmo tempo, ajudar as empresas a avaliarem os seus processos. A análise manual, ou sem o auxílio de técnicas específicas, para estas finalidades podem acarretar desvantagens competitiva, visto a grande quantidade e diversidade de comentários existentes em plataformas de e-commerce. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de processamento de linguagem natural para análise de sentimento sobre comentários de plataformas de e-commerce, de maneira automática e no idioma português/BR. Os resultados obtidos através de uma análise experimental mostram que o modelo proposto fornece uma acurácia acima de 85% para todos os conjuntos de dados testados.
Palavras-chave: E-Commerce.
Análise de sentimento.
Processamento de Linguagem Natural.
Português/BR.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1428
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carlos Levi.pdf847.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.