Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1440
Título: SIGAM – Aplicativo para auxiliar o gerenciamento de unidades de emergência.
Autor(es): AGUIAR FILHO, Osmar Azevedo
Orientador: CARVALHO, Abrahão Cavalcante Gomes de Souza
Data do documento: 2022
Citação: AGUIAR FILHO, Osmar Azevedo. SIGAM – Aplicativo para auxiliar o gerenciamento de unidades de emergência. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: Introdução: A superlotação das unidades de emergência, decorre principalmente de uma concentração de procura/atendimento de pacientes em poucos locais, e em grande quantitativo dentro de um curto espaço de tempo. A dificuldade de gerir o tempo de resposta das equipes, leva a um aumento na morbidade e mortalidade destes pacientes. Há necessidade de um instrumento de fácil acesso e rápida informação com condições de auxiliar no gerenciamento multidisciplinar de avaliações de pacientes. Atuar afim de que o tempo de resposta ao atendimento nas unidades de emergência, a avaliação multidisciplinar destes pacientes e a localização dos setores sejam precisas e que possam otimizar e gerenciar o tempo de resposta das equipes nos levou a desenvolver este estudo. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para dispositivos moveis capaz de auxiliar na gestão da identificação, localização e tempo de atendimento de pacientes em unidades de emergência, além de avaliar sua usabilidade. Resultados: Desenvolvido o aplicativo SIGAM®, validado pela aplicação do questionário SUS, o aplicativo obteve escore médio de 78,04, valor que representa classificação C na escala de Sauro e Lewis, a terceira melhor, apresentando destaque positivo para pergunta 1) Eu acho que gostaria de usar essa aplicação frequentemente. Conclusão: o aplicativo desenvolvido mostrou-se com boa usabilidade, fácil manejo e tem o potencial de otimizar o atendimento a pacientes em unidades de emergência.
Palavras-chave: sistemas de informação
serviço hospitalar de emergência
equipe de assistência ao paciente
Smartphone
Aplicativos móveis
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1440
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSMAR AZEVEDO AGUIAR FILHO.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.