Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1450
Título: TRABALHO E AUTONOMIA NA ECONOMIA SOB DEMANDA: UM ESTUDO COM MOTORISTAS DA PLATAFORMA UBER EM FORTALEZA
Autor(es): SILVA, Carlos Henrique Pimentel da
Orientador: ALENCAR, Luís Carlos Queiroz de
Data do documento: 2021-06-28
Resumo: O surgimento e crescimento rápido de novos modelos de negócio como o da plataforma Uber tem atraído a atenção dos pesquisadores sobre as relações de trabalho que emergem dessa realidade conceitualiza como economia sob demanda. Os estudos evidenciam a precarização do trabalho na economia sob demanda e a contradição existente entre a promessa de autonomia, flexibilidade e liberdade e o controle e monitoramento permanente realizado através do gerenciamento algorítmico. Nesse sentido, objetivo desse trabalho foi verificar se os motoristas da plataforma Uber na cidade de fortaleza se sentem como profissionais autônomos, a despeito das contradições encontradas na literatura sobre o tema, como controle e monitoramento constante praticado pela plataforma. O resultado do levantamento realizado através de um survery online confirmou os resultados de estudos anteriores, e mostrou que os motoristas em sua maioria se sentem como profissionais autônomos sobretudo pela aparente flexibilidade do horário de trabalho e pela liberdade em poder decidir quando ir ou não trabalhar.
Palavras-chave: Economia sob demanda. Uber. Autonomia. Controle. Gerenciamento algorítmico.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1450
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Henrique Pimentel da Silva_ok_bib.pdf875.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.