Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1484
Título : | Manual didático sobre ações de prevenção e cuidado com a saúde na formação inicial de professores |
Autor : | BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva. Manual didático sobre ações de prevenção e cuidado com a saúde na formação inicial de professores. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023. |
Resumen : | A promoção da saúde não deve se restringir apenas à resolução de doenças ou qualquer outra desordem orgânica, mas, sim ressaltar medidas que visem aumentar a saúde e o bem-estar como um todo. Concebe-se, neste contexto, a escola como um espaço em que a Saúde na Educação é propícia, na qual se deve levar em conta a importância do educador, pois é este que atua direta e diariamente com os alunos. Além disso, observa-se a necessidade de abordar questões relacionadas ao Tema Contemporâneo Transversal Saúde no Ensino Básico (TCT), homologado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista que a escola é um ambiente adequado para desenvolver práticas pedagógicas de saúde. Assim, o presente estudo procurou responder: Como a formação inicial de professores mediante manual didático sobre ações de prevenção e cuidado com a saúde pode contribuir na formação de professores? O objetivo geral deste estudo foi analisar contribuições de um manual didático acerca das ações de prevenção e cuidado com a saúde na formação inicial de professores. A metodologia adotada foi a exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, utilizando princípios da pesquisa-ação. A análise dos dados considerou o entendimento dos partícipes sobre os conceitos de saúde e educação, as estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidas no minicurso, assim como as leituras do manual educativo, identificando sua contribuição na promoção da saúde na escola. Os alunos de um curso de Pedagogia de uma universidade pública cearense participaram do minicurso de forma presencial e online. Para a elaboração do manual, bem como na aplicação do manual, cinco profissionais das áreas da nutrição, odontologia, psicologia, enfermagem, educação física e pedagogia contribuíram ao oferecer informações específicas de cada área da saúde. A análise dos dados aconteceu em todas as etapas da investigação, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os registros (áudios, imagens, observações), foram organizados em períodos destacados pela investigadora, separados e categorizados com intuito de descrever e pontuar ações desenvolvidas na pesquisa que ajudaram na análise dos dados. As categorias de análise são unidades que auxiliam na interpretação e compreensão dos dados. Os resultados mostram que os participantes eram de diferentes semestres e todos se preocupam em ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis de higiene. Apesar disso, não careciam de melhores informações relacionadas a saúde. Informaram ainda que é necessário integrar práticas saudáveis no ambiente familiar, escolar e comunidade é fundamental na vida do indivíduo, objetivando a promoção e prevenção. Diante disso, conclui-se que a utilização de práticas pedagógicas voltadas para a saúde no ambiente escolar requer, também, interesse por parte do gestor escolar para acolher e inserir ações propostas para a implantação de temas relacionados à educação e saúde. O estudo é relevante, visto que possibilitou pensar estratégias pedagógicas, por meio de um manual didático, utilizando-a na formação inicial, para promover ações voltadas a prevenção e cuidado com a saúde no contexto escolar, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem, cuja abordagem inclui temas voltados à educação alimentar e nutricional, saúde bucal e mental, higiene corporal, práticas corporais e recursos educacionais digitais. |
Palabras clave : | Saúde na Educação Formação inicial de professores Tema Contemporâneo Transversal Saúde Manual didático |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1484 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIA JANIEIRY RIBEIRO DA SILVA BRITO.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.