Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Tatiana Aquino-
dc.contributor.authorCOSTA, Adrieli Silva-
dc.date.accessioned2024-02-15T19:34:52Z-
dc.date.available2024-02-15T19:34:52Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Adrieli Silva. Perfil da educação financeira dos discentes de ciências contábeis: um estudo nas Instituições de Ensino Superior de Fortaleza e Região Metropolitana. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Christus.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1658-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi analisar o perfil de educação financeira dos discentes de Ciências Contábeis das instituições de ensino de Fortaleza e região metropolitana. Para tanto, foi aplicado um questionário, de forma online, o qual foi divulgado e enviado para grupos no WhatsApp e e-mail de alunos das instituições públicas e privadas. Ao preencher o questionário deveriam responder algumas perguntas, que foram inseridas para caracterizar o perfil dos participantes, e questões específicas sobre gestão financeira, investimentos, e planejamento para aposentadoria. Com o total de 147 respostas, das quais foram excluídas um total de 19 respostas em decorrência dos seguintes motivos: 12 participantes eram estudantes de outros cursos de graduação que não Ciências Contábeis e outros 7 participantes apresentaram respostas que invalidaram a participação na presente pesquisa. Assim, a amostra final de pesquisa é composta por 128 respondentes. Os objetivos específicos foram alcançados pois, de acordo com os resultados, foi identificado que o investimento mais comum entre os discentes é a poupança e que 38,3% concordam totalmente com a importância do planejamento financeiro para a aposentadoria, no entanto, apenas 10,9% dos respondentes tem o planejamento da aposentadoria como uma prioridade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFinanceirapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.titlePerfil da educação financeira dos discentes de ciências contábeis: um estudo nas Instituições de Ensino Superior de Fortaleza e Região Metropolitanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesFinancial education profile of accounting students: a study in Higher Education Institutions in Fortaleza and the Metropolitan Regionpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe objective of this study was to analyze the financial education profile of Accounting students at educational institutions in Fortaleza and the metropolitan region. To this end, an online questionnaire was administered, which was disseminated and sent to WhatsApp groups and email addresses of students from public and private institutions. When completing the questionnaire, they had to answer some questions, which were inserted to characterize the profile of the participants, and specific questions about financial management, investments, and retirement planning. With a total of 147 responses, of which a total of 19 responses were restored due to the following reasons: 12 participants were students of undergraduate courses other than accounting sciences and another 7 participants confirmed responses that invalidated participation in this research. Thus, the final research sample consists of 128 interviewees. The specific objectives were achieved because, according to the results, it was identified that the most common among students is savings and that 38.3% completely agree with the importance of financial planning for retirement, however, only 10.9% of respondents have retirement planning as a priority.pt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adrieli Costa - TCC.pdf671.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.