Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1677
Title: Saúde mental no serviço público: problemas de gestão e seus reflexos na qualidade de vida dos servidores
Authors: MELO, Othávio Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor: LEITÃO, André Studart
Issue Date: 2024
Citation: MELO, Othávio Cardoso de. Saúde mental no serviço público: problemas de gestão e seus reflexos na qualidade de vida dos servidores. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2023.
Abstract: O presente estudo examina as transformações na sociedade pós-moderna e suas implicações para a Administração Pública, com foco na saúde e bem-estar dos servidores públicos. A pesquisa destaca como a aceleração das relações sociais e a crescente demanda por serviços públicos de qualidade desafiam a capacidade de adaptação das instituições. Observa-se que as instituições enfrentam dificuldades para inovar, limitadas por negações e pela burocracia, resultando em alternativas como a sobrecarga de trabalho e a excessiva especialização. A análise foca nas consequências dessas mudanças na qualidade de vida dos servidores, especialmente no aumento de licenças para tratamento de problemas de saúde mental. Utilizando o método lógico-dedutivo e análise bibliográfica qualitativa, o estudo investiga as causas do aumento de doenças mentais no serviço público e sugere que certos comportamentos, frequentemente vistos de maneira negativa, podem representar sintomas ou estratégias de autopreservação. É possível verificar o descompasso entre as expectativas do Estado, materializadas em seu arcabouço normativo, e a realidade institucional, caracterizada pela desmotivação e falta de perspectiva.
Keywords: servidor público
pós-modernidade
gestão
motivação
saúde mental
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1677
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OTHÁVIO CARDOSO DE MELO (não divulgar).pdf103.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.