Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1696
Título: A EFETIVIDADE NO CUMPRIMENTO DA TUTELA JURISDICIONAL CONTRA A FAZENDA PÚBLICA EM FACE DA GARANTIA CONSTITUCIONAL AO DIREITO DE ACESSO À SAÚDE
Autor(es): MESQUITA, Welithon Alves De
Orientador: BEDE, Fayga Silveira
Data do documento: 2024
Citação: MESQUITA, Welithon Alves De. A efetividade no cumprimento da tutela jurisdicional contra a fazenda pública em face da garantia constitucional ao direito de acesso à saúde. 2024. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumo: O descumprimento de uma decisão judicial ocasiona a desmoralização do Poder Judiciário e a agonia do jurisdicionado, razão pela qual o ordenamento jurídico processual coloca à disposição, do Estado-Juiz, inúmeras medidas executivas, típicas e atípicas, aptas a assegurarem a eficácia e eficiência do processo de conhecimento, ou de execução. O Código de Processo Civil em vigor estabelece que o juiz dirigirá o processo, tendo o poder-dever de determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive, nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária (art. 139, inciso IV). As medidas executivas constituem importante poder conferidos aos juízes para assegurar o cumprimento das decisões judiciais, notadamente às relacionadas ao cumprimento de provimentos afetos à salvaguarda da garantia constitucional de acesso à saúde e à própria Justiça. A pesquisa, ora realizada, tem como função precípua delimitar o que pode, e o que não pode, ser objeto de medidas executivas típicas e atípicas na nova ordem jurídica processual civil, à luz das teorias da justiça existentes (jusnaturalismo, positivismo, pós-positivismo, neoconstitucionalismo, interpretativismo) com ênfase no estudo aprofundado da construção jurisprudencial e doutrinária sobre o tema. A pesquisa adota o método indutivo, confrontando a partir do exame da realidade empírica, no confronto com a base teórica desenvolvida previamente, a produção de um conhecimento geral, e qualifica-se como exploratória, valendo-se de dados secundários. Apesar da exaustiva bibliografia já produzida sobre o tema, o presente trabalho se justifica à medida que pretende investigar o tema da efetividade do processo sob um enfoque menos usual: como é possível categorizar as decisões cíveis dos magistrados de primeiro e segundo graus, em matéria cível, que visem a efetivar direitos fundamentais à saúde, com o intuito de analisar as consequências da adoção de um método específico de aplicação de normas dos direitos daquela natureza, à luz das teorias de direito existentes.
Palavras-chave: judicialização da saúde
teorias do direito
medidas executivas típicas e atípicas
efetividade
entendimento doutrinário e jurisprudencial
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1696
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELITHON ALVES DE MESQUITA..pdf104.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.