Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Título: Análise de metodologias semiempíricas de estimativa de capacidade de carga de estacas escavadas mecânicamente equipadas com a tecnologia Expander Body.
Autor(es): MACEDO, Caio Augusto Mota de
Orientador: MONTEIRO, Fernando Feitosa
Data do documento: 2023-06
Citação: MACEDO, Caio Augusto Mota de. Análise de metodologias semiempíricas de estimativa de capacidade de carga de estacas escavadas mecânicamente equipadas com a tecnologia Expander Body. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2023.
Resumo: O processo de dimensionamento das fundações profundas em estacas, pode ser realizado através de diferentes processos. Dentre eles, estão as metodologias semiempíricas, que aplicam parâmetros com base no tipo de fundação, e características do solo, que podem ser obtidos em resultados de ensaios geotécnicos. Atualmente, existem diversos tipos de ensaios geotécnicos, onde os mais conhecidos são os do tipo cone de penetração (CPT) e de sondagem a percussão (SPT), sendo este último, o mais usual nacionalmente. Contudo, com a criação e o desenvolvimento de melhorias nos processos executivos das fundações em estacas, cabe a análise da aplicabilidade de tais metodologias já reconhecidas, em novas tecnologias, como o caso do Expander Body, que trata de um equipamento inserido na ponta da estaca, e que sofre uma expansão após a concretagem da estaca, formando um bulbo na ponta dela. Este trabalho visa analisar a eficiência de diferentes metodologias escolhidas, no perfil estratigráfico estudado, através de resultados ensaios SPT e CPT do local, a partir de um comparativo Qp/Qm (razão entre valores de capacidade de carga previstos e medidos), onde serão usados resultados de provas de carga para serem usados como parâmetro de valores medidos. O estudo foi desenvolvido com base no resultado de ensaios e provas de carga, para duas estacas escavadas mecanicamente, sendo uma delas equipada com o EB, tendo 10 m de comprimento e 30 cm de diâmetro, executadas no solo de Brasília/DF. Com isso, fora visto que algumas metodologias semiempíricas tem aplicabilidade direta, sem a necessidade de aplicação de fator para ajuste, no dimensionamento da estimativa de capacidade de carga, sendo que alguns deles são mais próximos do valor medido na prova de carga.
Palavras-chave: Capacidade de Carga
Metodologias Semiempíricas
Expander Body
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAIO AUGUSTO MOTA DE MACEDO.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.