Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1729
Título : Tecnologia de educação em saúde para o fortalecimento da puericultura com crianças órfãs da covid-19
Autor : PINHEIRO, Berta Augusta Faraday Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Anamaria Cavalcante e
Fecha de publicación : 2024
Citación : PINHEIRO, Berta Augusta Faraday Sousa. Tecnologia de educação em saúde para o fortalecimento da puericultura com crianças órfãs da covid-19. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumen : Este estudo visa desenvolver e validar uma tecnologia educacional em saúde para fortalecer o acompanhamento da puericultura com crianças órfãs, devido à COVID-19. A pesquisa aborda a criação de um Manual Digital como ferramenta de apoio à puericultura, destacando a importância de sensibilizar profissionais e preceptores sobre a utilização da Caderneta da Criança e para a melhoria dos indicadores da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). Trata-se de um estudo metodológico, quantitativo, realizado nas Unidades de atenção Primária à saúde com enfermeiros, médicos e dentistas da ESF de Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro e março de 2024. A usabilidade do Manual foi avaliada por meio da Escala de Usabilidade de Sistema (SUS). A metodologia incluiu o desenvolvimento do manual educativo, avaliação de sua aplicabilidade, além da análise do grau de satisfação dos usuários com a nova ferramenta. Os resultados indicam que o Manual Digital foi amplamente bem avaliado pelos juízes especialistas, com altos índices de concordância em todos os aspectos avaliados, sendo adequada para apoiar a puericultura de crianças órfãs da COVID-19. Assim, este trabalho é relevante, uma vez que tem o propósito de aprimorar as políticas públicas e programas voltados para a proteção e cuidado integral das crianças órfãs, contribuindo para a redução das desigualdades e promoção da equidade em saúde.
Palabras clave : covid-19
tecnologia educacional
crianças órfãs
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1729
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BERTA AUGUSTA FARADAY SOUSA PINHEIRO.pdf4.03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.