Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1847
Título: Thyroidectomy Training Box (TTB): desenvolvimento e validação de um simulador cervical para treinamento de tireoidectomia transoral endóscopica.
Autor(es): FEITOSA JÚNIOR, Valdenor Neves
Orientador: MOURA JUNIOR, Luiz Gonzaga de
Data do documento: 2024
Citação: FEITOSA JÚNIOR, Valdenor Neves. Thyroidectomy Training Box (TTB): desenvolvimento e validação de um simulador cervical para treinamento de tireoidectomia transoral endóscopica.. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.
Resumo: A cirurgia de Tireoide Endoscópica por Acesso Transvestibular (TOETVA) está ganhando destaque, oferecendo aos pacientes o benefício significativo de uma cicatriz oculta, o que pode ter um impacto social positivo. No entanto, a disseminação dessa técnica tem sido limitada pela complexidade do treinamento. Nesse contexto, a simulação realística desempenha um papel crucial no ensino de técnicas cirúrgicas, reduzindo os custos e o tempo envolvidos no processo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar um simulador de TOETVA. A primeira fase do projeto consistiu na concepção e desenvolvimento de um simulador de Cirurgia Transoral de Tireoide, baseado em cirurgias reais. O produto possui tanto a parte da cavidade oral para aposição dos três trocartes, como a parte cervical que contém a tireoide e estruturas adjacentes. Além disso, o simulador é composto por um console semelhante a um busto humano, além de um sistema de câmera de alta resolução conectada a um monitor de 22 polegadas. Na segunda fase, foi realizado o processo de validação do simulador a partir da realização de procedimentos inteiros de tireoidectomia por 10 cirurgiões de Cabeça e Pescoço. Ao término dos procedimentos, os participantes, preencheram um questionário sobre o simulador e sobre a simulação, baseado na escala de LIKERT. Todos os participantes já tinham passado por algum tipo de treinamento em cirurgia de tireoide por vídeo anteriormente, sendo que 60% deles já realizaram mais de 50 TOETVAs. O simulador teve bons resultados na avaliação (face validity), quando se avaliava o material, o design, ergonomia e praticiadade. As etapas da simulação (content validity) que receberam melhor avaliação são justamente os passos referentes ao procedimento em si: abertura da linha média intermuscular, istmotomia e tireoidectomia, com 90%, 100% e 100% de respostas entre bom e excelente, respectivamente. O presente simulador desenvolvido apresentou grande capacidade de simular uma TOETVA, com avaliações satisfatórias em relação a sua validação visual e validação de conteúdo.
Palavras-chave: Glândula Tireoide
Tireoidectomia
Endoscopia
Educação Médica
Treinamento por Simulação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1847
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDENOR NEVES FEITOSA JÚNIOR.pdf2.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.