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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/704
Título : | A Mediação de Conflitos como Método de Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar |
Autor : | BRITO, Marcella Mourão de |
metadata.dc.contributor.advisor: | SILVA, Alexandre Antônio Bruno da |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | BRITO, Marcella Mourão de. A Mediação de Conflitos como Método de Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar. 2018.Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018. |
Resumen : | O presente trabalho, intitulado “A mediação de conflitos como método de promoção da cultura de paz no ambiente escolar”, compreende um estudo acerca da possibilidade do emprego da mediação escolar como meio para minimizar ou prevenir a violência no ambiente escolar. Os crescentes casos de violência no nesse locus ensejam a busca por novos paradigmas no diálogo acerca do conflito. Com início numa pesquisa de campo de estudo de caso, além de pesquisa bibliográfica, analisaram-se vários aspectos positivos, pelos quais a mediação pode proporcionar o aparecimento de uma geração de cultura de paz no contexto dos órgãos educacionais. A Educação perpassa a transmissão de conhecimentos científicos, buscando também desenvolver aptidões do ser humano, para que este possa desenvolver capacidades e remover situações de privação de liberdades. É de grande importância, por conseguinte, o estudo do direito ao desenvolvimento, nesse contexto. Recorrendo-se a participação democrática de todos os envolvidos no conflito, e por intermédio de um terceiro imparcial, colabora-se da melhor maneira, para que, juntos, possa ser reestabelecido o diálogo e se chegar às soluções dos conflitos gerados. Por meio de programas de políticas públicas voltadas ao emprego da mediação nas escolas, verifica-se uma possibilidade de auxílio e fomento a uma cultura de paz. Uma vez realizada esta demanda acadêmica strictu sensu, chegouse à conclusão de que a Mediação é um mecanismo favorável, capaz de colaborar no estabelecimento de um ambiente harmonioso e na prevenção da violência dentro e no entorno das escolas a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar. |
Descripción : | This research, entitled "Conflict mediation as a method of promoting the culture of peace in the school environment", includes a study about the possibility of using school mediation as a means to minimize or prevent violence in the school environment. The increasing cases of violence in this locus lead to the search for new paradigms in the dialogue about the conflict. Starting with a case study field research, in addition to bibliographic research, several positive aspects were analyzed, through which mediation can provide the appearance of a generation of peace culture in the context of educational bodies. Education is transmitted through the transmission of scientific knowledge, also seeking to develop human skills, so that the latter can develop capacities and remove situations of deprivation of liberties. The study of the right to development in this context is therefore of great importance. By resorting to the democratic participation of all those involved in the conflict, and through an impartial third party, to work together in the best way so that, together, the dialogue can be reestablished and solutions to the conflicts generated can be established. Through public policy programs aimed at the employment of mediation in schools, there is a possibility of aiding and fostering a culture of peace. Once this strictu sensu academic demand was fulfilled, it was concluded that Mediation is a favorable mechanism, capable of collaborating in the establishment of a harmonious environment and in the prevention of violence within and around schools from the involvement of all school community. |
Palabras clave : | Mediação escolar Conflito Violência Desenvolvimento Direito à educação |
URI : | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/704 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas |
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