Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/793
Título : A funcionalidade como critério de definição do benefício previdenciário por incapacidade
Autor : SILVA, Daniela Montezuma da
metadata.dc.contributor.advisor: LEITÃO, André Studart
Fecha de publicación : 2019
Citación : SILVA, Daniela Montezuma da. A funcionalidade como critério de definição do benefício previdenciário por incapacidade. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Resumen : A incapacidade é de notável relevância social e econômica para o Brasil. Existe uma necessidade de entender melhor os parâmetros usados no momento da aferição da incapacidade dos segurados do RGPS. Aprioristicamente, foram utilizados conceitos filosóficos para fazer uma introdução do contexto em que se vive atualmente a situação dos benefícios por incapacidade, que correspondem à maioria de solicitações nas APS. Então, procedeu-se a uma investigação a respeito de como deveriam ser analisados os critérios dessa incapacidade. Destaca-se a necessidade de não só ser visualizada a doença/incapacidade, mas também hão de ser divisados aspectos importantes, como a profissiografia e a funcionalidade do requerente, bem como seus aspectos pessoais e sociais no momento da Perícia Médica. Esta dissertação traz um novo paradigma que busca a CIF como alternativa para a efetivação da justiça, desmistificando o laudo pericial como o “rei das provas”, mas o considerando, tão somente, uma prova relevante para o deslinde da causa. Considerações foram feitas sobre as “quesitações” médico-periciais e críticas efetivadas no último capítulo, bem como se procedeu a sugestões e considerações para que os benefícios por incapacidade sejam bem instruídos e julgados de modo correto ante a funcionalidade do segurado.
Palabras clave : Laudos
Perícia
Capacidade
Desenvolvimento
Profissiografia
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/793
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DANIELA MONTEZUMA DA SILVA.pdf887.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.