Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Title: Resiliência na formação de estudantes de medicina em universidade com sistema híbrido de ensino-aprendizagem
Authors: QUEIROZ, Luciana Feitosa Holanda
metadata.dc.contributor.advisor: KUBRUSLY, Marcos
MAZZA, Selene Regina
Issue Date: 2019
Citation: QUEIROZ, Luciana Feitosa Holanda. Resiliência na formação de estudantes de medicina em universidade com sistema híbrido de ensino-aprendizagem. 2019. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2019.
Abstract: Em função da exposição a atividades extenuantes durante o curso médico, alguns alunos podem desenvolver estratégias que ajudam a superar as dificuldades encontradas, ampliando a capacidade de resiliência. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o grau de resiliência dos estudantes de medicina em universidade com sistema híbrido de ensino-aprendizagem e identificar as estratégias de enfrentamento produzidas por esses estudantes frente aos fatores estressores do seu contexto acadêmico. A partir disso, construir um dispositivo de apoio para o desenvolvimento de resiliência. A Pesquisa foi realizada com estudantes de um curso de graduação em Medicina de um centro universitário em Fortaleza, Ceará. Para a constituição da pesquisa, foram aplicados um questionário sociodemográfico e emocional, e uma versão adaptada da Escala de Resiliência de Wagnild e Young (1993) em uma amostra de 174 estudantes escolhidos aleatoriamente em todos os níveis semestrais. E entrevistas estruturadas com dez estudantes também escolhidos aleatoriamente. Através dos resultados coletados, observamos os seguintes resultados relacionados à resiliência: 12% dos estudantes apresentaram tendências de resiliência médias/neutras; 50% demonstraram tendências de resiliência altas; 37,7% indicaram tendências de resiliência muito altas. Não foram constatadas diferenças entre os graus de resiliência estatisticamente significativas entre os alunos de diferentes semestres (p = 0,090). Quanto aos fatores sociodemográficos e emocionais, constatou-se que alguns aspectos tiveram uma influência significativa no grau de resiliência quando comparados. Dentre eles, podemos citar: religião, satisfação com o apoio da família, dos amigos e dos professores e avaliação da autoestima. Concluímos que esses fatores são elementos importantes no enfrentamento do estresse e têm relação diretamente proporcional com o grau de resiliência dos alunos. Na análise das entrevistas estruturadas, os relatos dos estudantes indicavam os fatores considerados estressores no curso médico, o impacto desse estresse no seu dia a dia, a importância da rede de apoio e as estratégias criadas/utilizadas no enfrentamento do estresse. A autoavaliação do rendimento acadêmico dos estudantes não teve relação direta com o grau de resiliência.
Keywords: Resiliência
Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/955
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA FEITOSA HOLANDA QUEIROZ.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.