Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/982
Título: APLICAÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
Autor(es): SOUSA, Nayana Freire
Orientador: OLIVEIRA, Zaila Maria de
Data do documento: 2019-12-03
Resumo: A utilização de ferramentas provenientes da Inteligência Artificial (IA) tem enriquecido os processos organizacionais, criando vantagem competitiva e gerando valor para as empresas, uma vez que IA possibilita a existência de decisões mais rápidas e eficazes, contribuindo para o desenvolvimento da empresa e das relações pessoais. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral, analisar as contribuições da inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção para a empresa. Para tal, foi realizado um estudo de caso múltiplo, exploratório, na forma de entrevistas estruturadas e aprofundadas, gravadas em áudio e transcritas na íntegra. As transcrições foram analisadas seguindo procedimentos qualitativos típicos da análise de conteúdo de Bardin. E para apoiar a análise dos dados desta pesquisa, foi utilizado o método da “nuvem de palavras” do software IRAMUTEQ 0.7. Os resultados da análise qualitativa de conteúdo revelam que os profissionais de recursos humanos avaliam positivamente o uso da ferramenta de inteligência artificial na gestão de pessoas. O software torna o processo de recrutamento e seleção mais dinâmico, eficiente, confiável e justo, além de promover um processo mais integrado entre as diversas áreas da empresa. Conclui-se que o uso da ferramenta de inteligência artificial gera valor à empresa, dando maior visibilidade à organização no mercado, aumentando o poder de atração de talentos, e promovendo a imagem de uma empresa inovadora.
Palavras-chave: Gestão de pessoas. Inteligência artificial. Software de recrutamento e seleção.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/982
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PG APLICAÇÕES DA IA NO PROCESSO DE R&S.pdf919.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.