Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/992
Título: AS PRÁTICAS DE APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO NO SEGMENTO HORTIFRUTI EM FORTALEZA
Autor(es): SOARES, Rafaela Rego Barros
Orientador: COSTA, Larisse Oliveira
Data do documento: 2019-12-02
Resumo: O crescente aumento populacional é assunto evidente no que se refere ao consumo e o descarte de resíduos. O nível de exploração e utilização dos recursos naturais vem se expandindo acerca do crescimento massivo da população. As perdas e os desperdícios de alimentos perecíveis ocorrem a todo instante ao longo de toda a cadeia. Consumir respeitando o meio ambiente, é uma atitude que leva em consideração a participação do cidadão quando diz respeito à mudança de hábitos e condutas. Diante dessa realidade, o objetivo geral deste estudo é analisar o processo logístico reverso como prática no segmento hortifruti. No referencial teórico deste trabalho foram abordados temas como a cadeia de suprimentos; logística e toda sua aplicabilidade; sustentabilidade e a gestão dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada no presente trabalho foi do tipo bibliográfica, estudo de caso, exploratória e descritiva, de natureza qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista para os diretores das duas empresas estudadas. Nos resultados, aponta-se que ambas realizam o processo da cadeia de suprimentos de forma efetiva, entretanto, as práticas da logística reversa não estão sendo adequadamente executadas devido à falta de empenho dos empresários. Conclui-se, para tanto, que as duas empresas analisadas, deveriam executar as práticas reversas dentro dos processos logísticos de forma imediata para que possam obter efetividade nos processos logísticos, redução de custos e medidas sustentáveis.
Palavras-chave: Consumo. Alimentos. Desperdícios. Hortifruti. Práticas Logística Reversa.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/992
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA REGO BARROS SOARES.pdf893.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.