Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Title: Arquitetura entre prosa e poesia: uma tradução entre mundos.
Authors: TIMBÓ, Thaís França
metadata.dc.contributor.advisor: MIYASAKI, Julia Santos
Issue Date: 2021
Citation: TIMBÓ, Thaís França. Arquitetura entre prosa e poesia: uma tradução entre mundos. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: O trabalho tem como objetivo realizar uma tradução de uma linguagem literária em um projeto arquitetônico. Para isso, serão utilizados conceitos de semiótica – que envolve o estudo da linguagem – de Plaza (2003) e de Rearquitetura de Zein e Di Marco (2007) para, enfim, subsidiar a transcrição para o projeto em si. O projeto seguiu o último conceito baseado na adaptação de uso e com uma relação maior com o novo que o restauro do bem trabalhado, não se tratando, portanto, de um projeto de restauro. A semiótica foi utilizada para fazer a tradução dos signos, de memórias, de poesia, a fim de se obter um espaço provido de significado e de valor, de forma que estabeleça uma ligação entre memórias afetivas dos usuários pelo local e as possibilidades de uso dadas por aqueles, utilizando os conceitos de entre-lugares, de Guatelli (2012). Dessa forma, os conceitos supracitados foram aplicados em um bem sem tombamento, localizado no Município de Itaitinga, Ceará, Brasil. Trata-se da Escola de Música do Ancuri, a qual atualmente encontra-se abandonada desde 2005. Junto a ela, foi proposto também um Teatro, a fim de atender a todas as necessidades reais da comunidade e fictícias do mundo dos personagens. Nesse sentido, o trabalho estrutura-se em três partes. A primeira, é um texto fictício com personagens com vínculos com seus diferentes mundos. O segundo consiste em um arquivo de criação, um Entre poesias e diagnóstico técnico – com colagens, fotografias, memórias relevantes para a criação do capítulo anterior e estudos urbanísticos de Itaitinga e referências projetuais. Por fim, a última parte abrange o referencial teórico, um diagnóstico fictício e o projeto traduzido. O Entre está entre a ficção e a realidade, entre as memórias afetivas dos personagens do texto literário e o diagnóstico real da comunidade local. Desse modo, foi utilizada a metodologia da Bricolagem, a qual possibilitou a dinâmica de ir e vir entre o arquivo de criação e o texto literário, ou seja, elementos do texto literário fomentaram ideias do arquivo e vice-versa para a elaboração do projeto.
Keywords: Rearquitetura.
Escola de música do Ancuri.
Teatro.
Itaitinga.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS FRANÇA TIMBÓ.pdf43.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.