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Título: Arquitetura entre prosa e poesia: uma tradução entre mundos.
Autor(es): TIMBÓ, Thaís França
Orientador: MIYASAKI, Julia Santos
Data do documento: 2021
Citação: TIMBÓ, Thaís França. Arquitetura entre prosa e poesia: uma tradução entre mundos. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O trabalho tem como objetivo realizar uma tradução de uma linguagem literária em um projeto arquitetônico. Para isso, serão utilizados conceitos de semiótica – que envolve o estudo da linguagem – de Plaza (2003) e de Rearquitetura de Zein e Di Marco (2007) para, enfim, subsidiar a transcrição para o projeto em si. O projeto seguiu o último conceito baseado na adaptação de uso e com uma relação maior com o novo que o restauro do bem trabalhado, não se tratando, portanto, de um projeto de restauro. A semiótica foi utilizada para fazer a tradução dos signos, de memórias, de poesia, a fim de se obter um espaço provido de significado e de valor, de forma que estabeleça uma ligação entre memórias afetivas dos usuários pelo local e as possibilidades de uso dadas por aqueles, utilizando os conceitos de entre-lugares, de Guatelli (2012). Dessa forma, os conceitos supracitados foram aplicados em um bem sem tombamento, localizado no Município de Itaitinga, Ceará, Brasil. Trata-se da Escola de Música do Ancuri, a qual atualmente encontra-se abandonada desde 2005. Junto a ela, foi proposto também um Teatro, a fim de atender a todas as necessidades reais da comunidade e fictícias do mundo dos personagens. Nesse sentido, o trabalho estrutura-se em três partes. A primeira, é um texto fictício com personagens com vínculos com seus diferentes mundos. O segundo consiste em um arquivo de criação, um Entre poesias e diagnóstico técnico – com colagens, fotografias, memórias relevantes para a criação do capítulo anterior e estudos urbanísticos de Itaitinga e referências projetuais. Por fim, a última parte abrange o referencial teórico, um diagnóstico fictício e o projeto traduzido. O Entre está entre a ficção e a realidade, entre as memórias afetivas dos personagens do texto literário e o diagnóstico real da comunidade local. Desse modo, foi utilizada a metodologia da Bricolagem, a qual possibilitou a dinâmica de ir e vir entre o arquivo de criação e o texto literário, ou seja, elementos do texto literário fomentaram ideias do arquivo e vice-versa para a elaboração do projeto.
Palavras-chave: Rearquitetura.
Escola de música do Ancuri.
Teatro.
Itaitinga.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
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