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Título : Decisões judiciais sobre propaganda eleitoral e sua influência no voto: uma análise das decisões exaradas pelo TRE-CE para o Executivo Estadual
Autor : BERNARDINO, José Ezequiel Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor: CUNHA, Jânio Pereira da
Fecha de publicación : 2021
Citación : BERNARDINO, José Ezequiel Albuquerque. Decisões Judiciais sobre propaganda eleitoral e sua influência no voto: uma análise das decisões exaradas pelo TRE-CE para o Executivo Estadual. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumen : A pesquisa analisa as decisões judiciais sobre temas veiculados na campanha eleitoral do ano de 2014 para Governador do Estado do Ceará, focando-se no exercício da liberdade de expressão e no direito de informação em contraposição com a negação do direito de resposta pleiteado por candidatura que se vê assacado mediante críticas e inverdades disseminadas no espaço público e igual destinado a princípio a realização de campanha propositiva. Antes de adentrar no tema da propaganda eleitoral, aborda-se os princípios que lhes são correlatos, mediante os fatos levados ao crivo da Justiça Eleitoral.Apesar do enfoque se ater às matérias veiculadas no horário eleitoral gratuito, outras espécies de propagandas, sobretudo a propaganda de rua e a propaganda eleitoral na internet compõe o panorama da temática. No terceiro capítulo traça-se as principais teorias explicativas do comportamento eleitoral, que possívelmente podem supedanear a justificativa das tomadas de decisões do voto, mediante a compreensão das três concepções de estudo: a Teoria Sociológica, a Teoria Psiocológica ou Psicossociológica e a Teoria da Escolha Racional. A aplicação de pesquisas de intenção de votos realizadas antes e depois da decisão exarada sobre a questão da corrupção, da saúde pública e da segurança pública revela a possibilidade de em tese a decisão do voto, malgrado não se possa concluir que o provimento judicial tenha efetivamente significado a mudança do comportamento do eleitor.
Palabras clave : Direito eleitoral
Propaganda eleitoral
Decisões judiciais
Comportamento eleitoral
Voto
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1162
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

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