Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1359
Título : A empresa e sua relação simbiótica com o estado brasileiro: as inovações da lei n. 14.112/20 e possíveis consequências no risco empresarial
Autor : VIDAL, Noelle Costa
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Renata Albuquerque
Fecha de publicación : 2022
Citación : VIDAL, Noelle Costa. A empresa e sua relação simbiótica com o estado brasileiro: as inovações da lei n. 14.112/20 e possíveis consequências no risco empresarial. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Direito) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : Este trabalho consiste em um estudo teórico resultante de pesquisa bibliográfica e documental pautada na análise dos efeitos da atuação estatal no risco empresarial. Assim, disserta-se sobre a importância de uma relação equilibrada entre empresa, cujo papel fundamental é o de geradora de capital, e Estado, que notadamente centraliza-se em seu papel econômico. Historicamente, a presença estatal na economia está intimamente relacionada a mudanças que permitem o desenvolvimento de relações comerciais mais eficazes e lucrativas. Além disso, a atividade empresarial, sinônimo de protagonismo econômico no cenário capitalista, impõe desafios importantes para essa função do Estado. Será demonstrado que, embora a iniciativa privada possa parecer sinônimo de autonomia absoluta de lucros e de riscos, desde sua gênese, está intimamente ligada ao Estado, seja em suas políticas tributárias, seja em outras formas de fomento. Questionam-se, portanto, os limites da liberdade na díade empresa-Estado, podendo ser observada uma simbiose desde a origem da atividade empresarial. Quanto à crise empresarial e às atividades irrecuperáveis, será abordada novamente essa relação simbiótica, evocando-se a função social da empresa, bem como o princípio de preservação, defendendo-se a salvaguarda destes fenômenos enquanto correlatos à proteção da estabilidade econômica. Ademais, destaca-se a Lei n. 14.112/20 como importante ferramenta em direção a um possível equilíbrio daquela relação empresa-Estado. Conclui-se que a Lei n. 14.112/20 afeta, indubitavelmente, a relação simbiótica Estado-empresa. O Estado já se encontra, por sua natureza, em uma posição de força maior em detrimento da empresa, ainda que as riquezas desta última sejam oriundas da cooperação entre ambos.
Palabras clave : Direito Falimentar
Risco empresarial
Função Social da Empresa
Princípio da Preservação da Empresa
Papel econômico do Estado
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1359
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Direito - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NOELLE COSTA VIDAL.pdf101.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.