Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1434
Título: O PAPEL DO DIGITAL INFLUENCER NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL
Autor(es): ASSIS, Denise Rodrigues de
Orientador: SANTOS, Fernanda Moreira Lima
Data do documento: 2020-07-01
Resumo: O presente trabalho destaca a figura do digital influencer, a sua importância para o crescimento do empreendedorismo digital. A abordagem do tema tem uma importante relevância, pois a amplitude de conhecimentos adquiridos através de pesquisas sobre a evolução do empreendedorismo em seu contexto geral é enriquecedor. O trabalho teve como objetivo identificar o papel do digital influencer para o crescimento do empreendedorismo digital, onde utilizou-se o Instagram como ferramenta de estudo. E com objetivos específicos: identificar o perfil empreendedor do Digital influencer, as estratégias utilizadas na plataforma Instagram e os benefícios gerados para o crescimento do empreendedorismo digital. A importância do referencial teórico no resultado do trabalho foi primordial, sendo elencado a bibliografia dos conceitos, técnicas e fundamentos sobre o empreendedorismo e a figura do digital influencer. O estudo metodológico adotado foi a pesquisa qualitativa, onde utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado dividido em quatro etapas. A análise dos resultados mostrou as estratégias utilizadas pelas cinco digitais influencers, onde foi possível identificar os cinco perfis brasileiros de acordo com o SEBRAE. O perfil empreendedor brasileiro identificado foram: Perfil empreendedor nato, perfil empreendedor idealista, perfil empreendedor fiel a si, e perfil empreendedor ambicioso. Concluiu-se que as empresas estão cada vez mais contratando os serviços do digital influencer, pois, a sua influência contribui positivamente para o crescimento do empreendedorismo digital. É no Instagram que está a maior concentração desses profissionais, que geralmente possuem contas com milhares de seguidores. O Digital influencer oferece ganhos as empresas e seu perfil com milhares de seguidores despertam o interesse dos empreendedores digitais, pois, cada conteúdo gerado garante um resultado eficaz gerando respostas imediatas nas vendas dos produtos ou serviços ofertados no Instagram.
Palavras-chave: empreendedorismo digital; perfil empreendedor; digital influencer; instagram.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1434
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OK_Denize Rodrigues de Assis_bib.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.