Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Título : A DISTRIBUIÇÃO REVERSA COMO MELHORIA PARA A SUSTENTABILIDADE DA CADEIA DE MEDICAMENTOS
Autor : SANTOS, Adriana Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor: COSTA, Larisse Oliveira
Fecha de publicación : 2020
Resumen : A sustentabilidade é um tema discutido atualmente, um termo relacionado ao uso ou descarte consciente de materiais, entre outras ações. Não é recente o interesse das pessoas pela sustentabilidade, as empresas também estão se preocupando cada vez mais com o meio ambiente para ter uma vantagem competitiva. Infelizmente, ainda há muitos problemas causados pela poluição, uso incorreto ou abusivo de recursos naturais. Por razões ecológicas, legais, econômicas e para minimizar esses problemas muitas empresas começaram a utilizar a distribuição reversa; dependendo do ramo da empresa, essa prática é por lei obrigatória, por exemplo, as que trabalham com a cadeia de medicamentos. Por isso é um tema relevante para as empresas e para os consumidores que visa o foco da conscientização. Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral mostrar como a distribuição reversa pode melhorar a sustentabilidade da cadeia de medicamentos. No Referencial Teórico foram abordados os temas de logística reversa, de logística verde, de resíduos sólidos, leis e medicamentos. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo estudo de caso e descritiva. Por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa foi realizado um questionário fechado para os consumidores de medicamentos, um questionário aberto para as duas empresas de rede farmacêuticas e um roteiro de entrevista para a empresa distribuidora. Nas análises dos resultados foi possível constatar que ainda há pouco conhecimento sobre a prática do descarte correto de medicamentos e poucas ações praticadas pelas organizações entrevistadas. Conclui-se, a importância dessa prática acerca da sustentabilidade da cadeia de resíduos sólidos de saúde, para minimizar os impactos negativos causados por esse descarte incorreto de medicamentos vencidos.
Palabras clave : Sustentabilidade. Distribuição Reversa. Medicamentos. Logística. Descarte.
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Aparece en las colecciones: Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Adriana Rodrigues dos Santos.pdf5.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.