Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Título: A DISTRIBUIÇÃO REVERSA COMO MELHORIA PARA A SUSTENTABILIDADE DA CADEIA DE MEDICAMENTOS
Autor(es): SANTOS, Adriana Rodrigues dos
Orientador: COSTA, Larisse Oliveira
Data do documento: 2020
Resumo: A sustentabilidade é um tema discutido atualmente, um termo relacionado ao uso ou descarte consciente de materiais, entre outras ações. Não é recente o interesse das pessoas pela sustentabilidade, as empresas também estão se preocupando cada vez mais com o meio ambiente para ter uma vantagem competitiva. Infelizmente, ainda há muitos problemas causados pela poluição, uso incorreto ou abusivo de recursos naturais. Por razões ecológicas, legais, econômicas e para minimizar esses problemas muitas empresas começaram a utilizar a distribuição reversa; dependendo do ramo da empresa, essa prática é por lei obrigatória, por exemplo, as que trabalham com a cadeia de medicamentos. Por isso é um tema relevante para as empresas e para os consumidores que visa o foco da conscientização. Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral mostrar como a distribuição reversa pode melhorar a sustentabilidade da cadeia de medicamentos. No Referencial Teórico foram abordados os temas de logística reversa, de logística verde, de resíduos sólidos, leis e medicamentos. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo estudo de caso e descritiva. Por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa foi realizado um questionário fechado para os consumidores de medicamentos, um questionário aberto para as duas empresas de rede farmacêuticas e um roteiro de entrevista para a empresa distribuidora. Nas análises dos resultados foi possível constatar que ainda há pouco conhecimento sobre a prática do descarte correto de medicamentos e poucas ações praticadas pelas organizações entrevistadas. Conclui-se, a importância dessa prática acerca da sustentabilidade da cadeia de resíduos sólidos de saúde, para minimizar os impactos negativos causados por esse descarte incorreto de medicamentos vencidos.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Distribuição Reversa. Medicamentos. Logística. Descarte.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1094
Aparece nas coleções:Administração (Presencial) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Rodrigues dos Santos.pdf5.87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.